Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

DR. CARLINHOS DESISTE DA PRÉ-CANDIDATURA

O município de Queimadas amanheceu nesta sexta-feira(25) com uma noticia de grande repercussão em todas as camadas da sociedade. A desistência do pré-candidato a prefeito de Queimadas pelo PSD- Partido Social Democrático, o médico Dr. Carlos Eduardo Amorim Rodrigues(à esquerda) . Filho do casal Edivaldo Cayres Rodrigues e da Sra. Heide Maria Del Mastro Amorim Cayres Rodrigues, ambos foram prefeitos de Queimadas, e nestas eleições vindouras, planejavam colocar um dos seus herdeiros na disputa pela poder central do município. Em varias idas e vindas, Dr. Carlinhos demonstrava não ter aptidão pela carreira política, mesmo assim aceitou aos tentáculos dos seus país e amigos, suceder seus antecessores na vida pública. Mesmo com o aval do atual  vice governador, Dr. Otto Alencar, o jovem médico preferiu optar pela sua vida profissional a entrar na seara politica partidária. A noticia foi de grande repercussão no mundo político do município, nos mais distantes rincões, a informação chegou como uma bomba, já que a sua desistência coloca um ponto final na trajetória politica do clã Cayres Rodrigues que teve inicio na década de 80 neste município. A saída do Dr. Carlinhos do páreo, abre uma expectativa muito grande no seio da politica queimadense, haja vista que, os três candidatos restantes já estão trabalhando nos bastidores pela herança eleitoral do grupo político em tela. Dr. Carlinhos foi sondado há cerca de 40 dias atrás pelo grupo político do atual prefeito Paulo Serjo, na pessoa do seu pré-candidato, Dr. André Luiz Andradedo PT para uma composição de chapa, o que não lhe rendeu frutos. Da mesma forma, estima-se que o pré-candidato a prefeito Tarcísio Oliveira do PR também busque esse apoio, se é que já não o fez. Da mesmo modo,  a pré-candidata a prefeita pelo PSC Barbara de Oliveira .
Os protagonistas desta história, Dr. Edivaldo e Heide até o momento não se pronunciaram publicamente sobre o ocorrido, devendo acontecer nos próximos dias.

terça-feira, 22 de maio de 2012

BARRAGEM DA UMBURANA

No último domingo(20), o prefeito Paulo Serjo, acompanhado de sua equipe de governo e mais centenas de pessoas se deslocaram para a micro-região de Lagoinha onde na oportunidade fizeram a inauguração de uma barragem de pedra  e concreto no leito do rio jacurici. A obra orçada em R$80.000,00 (oitenta mil reais) teve inicio em meados de junho do ano passado, quando a comunidade de umburana, pocinhos e outras, reivindicaram do prefeito a referida construção.
Os moradores das citadas comunidades planejaram uma reunião e convidaram o prefeito para participar, houve lavratura de ata e algumas doações verbais por parte de alguns proprietários de terras, onde a prefeita de Itiúba, através de seu representante na localidade garantiu 50 sacos de cimento como contribuição para a obra, já que no local os municípios fazem limites.
Naquela reunião também ficou combinado que os moradores entrariam com a mão de obra a fim de não encarecer o custo da mesma, o que na verdade não aconteceu. As doações foram minguadas e a prefeitura de Queimadas teve que arcar com 80% da despesa da barragem a fim de não paralisar a obra.
Segundo Valdemar Morais, um dos moradores da localidade, o momento mais difícil e inesquecível que ele jã passou, foi quando ainda sem a barragem, teve que atravessar o rio com um cidadão que passava mal . Para isso,  teve que transportá-lo  dentro de um carrinho de mão, isso porque sem a passagem seca não era possível transitar de carro. Assim, o mesmo emocionado, agradeceu ao prefeito Serginho por aquela grande obra. Já a senhora Marluce, uma moradora da comunidade em seu discurso, qualificou o alcaide de herói. Ao evento foram conduzidos cerca de 70 veículos, transportando pessoas de diversas localidades do município, a exemplo de Riacho da Onça, onde o vereador Paulo e demais correligionários estavam presentes.
Do povoado do Gregório, os moradores, Jó, Popô, Geninho e demais pessoas também participaram do grandioso evento.
A barragem da umburana, mais conhecida como barragem de Zé Morais, é um reservatório de água potável oriunda da barragem da camandaroba que certamente melhorará a vida de muitos moradores da micro-região, além de se tornar um excelente ponto turístico com sua  beleza exuberante, assim iniciei as minhas poucas palavras.
O vereador Oscar, dizia-se satisfeito em integrar o grupo político do prefeito Serginho diante de tantas realizações em tão pouco tempo. 
O secretário da administração Valdir Fiamoncini, falou do seu empenho pela realização da obra, acompanhando quase que diariamente a execução da mesma. 
Esta barragem terá uma duração de uma vida inteira e mais seis meses, assim se pronunciou o mestre de obras responsável pelo projeto, o Sr. João Sacerdote ou simplesmente João da Boneca, que em seguida fez uma apresentação folclórica da sua atraente boneca de pano.
Presente ao evento, o Sr. Otaviano, vereador no município de Itiúba, representando a prefeita Cecília Petrini, falou da importância daquela barragem justamente num momento de crise de estiagem.
Todas as obras do governo Queimadas-Tempo de Crescer foram relacionadas pelo orador na foto ao lado, a exemplo da praça do espanta gado, do posto de saúde de Riacho da Onça, do melhoramento do sistema de agua do povoado de Lagoinha, do poço artesiano do povoado de Tanques, do Telecentro Digital do povoado do Gregório, do estadio municipal, da biblioteca, das estradas ora recuperadas, do plano de cargos e salários dos servidores municipais, da patrol recuperada, da reforma do Colégio Municipal etc
O presidente do partido dos trabalhadores lembrou dos bravos pedreiros e serventes que ajudaram a construir aquela obra.
A população atenta aos discursos, foi um dos pontos mais observados, silencio absoluto, passava uma idéia de respeito e educação de todos quanto assistiam e ouviam. Nem mesmo os pingos de chuva que começaram a cair naquele momento, conseguiu afugentar os presentes.
O bioquímico-farmaceutico André Luiz Andrade, ex vereador deste município, também estava presente e fora convidado a fazer uso da palavra, onde lembrou a sua infância em Queimadas, lembrando do seu pai, o saudoso ex-prefeito Analdino Brito que era muito ligado ao povo de Lagoinha e micro-região.
Finalmente o prefeito Serginho fazendo uso da palavra lembrou do seu desejo de construir aquela barragem ainda em 2008 quando governou o município por cinco meses, mas não foi possível pelo curto espaço de tempo. Lembrou da sua luta em 23 meses de governo para dirigir o municipjo de Queimadas com tantos problemas herdados por alguns gestores do passado a exemplo dos precatórios que nada mais são do que dívidas trabalhistas julgadas procedentes. Disparou contra os políticos que só pensam em servir a família e esquecem do povo. Esses devem ser banidos da vida pública, concluiu.