Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

UM SACERDOTE VOLTADO PARA O SOCIAL

Pe. Carlo Gabanelli
O padre Carlo Gabanelli é um italiano que chegou  ao Brasil mais precisamente em Queimadas em  08 de dezembro de 1966, coincidentemente no dia de nossa senhora da conceição, santa essa padroeira dos municípios de Conceição do Coité, Itiúba e muito reverenciada em Salvador.
O religioso permaneceu em Queimadas durante  15 anos, era e é uma pessoa  trabalhadora, com tino voltado também para o comercio, haja vista de que também era um dos proprietários do antigo cine chapéu de couro. Uma das suas marcas, lembro-me, era sua afeição por um fusca branco, o qual lhe servia para visitar propriedades rurais e fazer quase todas as suas atividades.
Escola Angelina Ferreira da Cruz
Sempre com espírito empreendedor e com uma vocação para o social, o religioso preocupava-se com os menos favorecidos, foi quando em 1971 com o apoio de algumas religiosas da paróquia local a exemplo da professora Sônia Silva, Ivanyr Lantyer, Vilma Bezerra, D. Mariazinha dentre outras, iniciaram campanhas de doações para a construção de uma escola em forma de mutirão no alto de santo  antonio, onde a comunidade carente não possuía condições necessárias de colocar seus filhos na escola Hildérico Pinheiro, já que aquele centro educacional exigia fardamento para os alunos. Segundo o padre, o então prefeito Abelardo Borges, se ofereceu para ajudar na conclusão da escola a fim de realizar a inauguração conjuntamente com as pistas para os pedestres até o alto da colina sagrada, a igreja de santo antonio. Assim a homenagem foi a Angelina Ferreira da Cruz, mãe do então vereador a época João Ferreira da Cruz.
Escola Pe. Carlo Gabanelli
Em 13 de junho de 1981 após a tradicional procissão de santo antonio, uma notícia surpresa, levou muita gente aos prantos. O religioso,  após a celebração da missa campal anunciava a sua despedida de Queimadas, motivada pelas presenças dos seus pais que vieram lhe buscar.
O padre Carlo residiu e foi pároco na comunidade por 15 anos ininterruptos, neste período foi rígido professor de desenho no antigo Ginásio municipal, hoje Colégio Municipal de Queimadas.
Em 1983 volta a Queimadas trazendo  recursos financeiros para construir mais uma escola, desta feita,  no bairro da ponte nova. Em parceria com a prefeitura municipal de Queimadas,  a escola com duas salas de aula foi construída em apenas 60 dias, O material de construção disponibilizado pela prefeitura e a mão de obra com recursos oriundos da Itália, através do centro missionário de Ósimo. O então prefeito Ivo Moreira Suzart juntamente com o apoio dos vereadores prestigiaram o trabalho do missionário colocando  o seu nome na escola.
Creche Dr. Osmaldo no bairro Alda Martins
Já em 1985, foi construída nos mesmos moldes, a escola Matias Laranjeiras na comunidade de Bebedouro. Em 1989, o padre Carlo retorna a Queimadas trazendo recursos financeiros oriundos de doações, desta vez do pai de um farmaceutico na cidade de ÓSIMO que desejava homenagear seu filho que morrera de acidente automobilístico, assim foi construída a escola denominada dona Antonieta Araújo e Antônio Ricci na comunidade de Abobreira. Nesta inauguração estive presente ao lado do então prefeito João Ferreira da Cruz e sua equipe, onde um certo vereador solicitou do padre Carlo que conseguisse um aparelho de raio X para o hospital municipal.
Escola Dr. Antonio Nonato Marques
Em  07 de setembro de 1990 com recursos doados por uma senhora do centro missionário de Ósimo, foi construída a escola Otacílio Batista e Marieta Simoncinne no povoado de Rio do Peixe. Vale lembrar de que todas as obras em parceria com a prefeitura de Queimadas levam os nomes de duas pessoas, uma do município e outra da Itália . Nesta inauguração também estive presente.
Do mesmo modo em 1994  na gestão do ex prefeito Edivaldo Cayres, foi construída uma escola com apenas uma sala de aula na Fazenda Malhada Alta, cujo um dos nomes homenageados foi o de D. Marino Severine,  pessoa que substituiu Marieta na direção do centro missionário de Ósimo. Estivemos presentes na inauguração, inclusive o saudoso Humberto Belo da Silva, um domingo pela manhã.
Escola Ranusio de A. Batista
A escola Ranusio de Araújo Batista, no bairro nova queimadas, iniciou-se com apenas duas salas, também construída na mesma condição de parceria com a prefeitura de Queimadas. Esta em 1992  teve sua mão de obra  custeada com recursos da Itália . Em memória do seu pai, D. IDO um padre da cidade de Ósimo  procurou homenagear seu genitor GIULIANO que morrera aos 45 anos  acometido de um tumor,  e GIULIA, uma empregada domestica que devolvera uma herança recebida em prol de uma entidade educacional no Brasil.


Projeto Queimadas no Chalet
A escola Reinaldo Pesarese encontra-se localizada na Barragem. Essa obra foi uma homenagem a um gerente de banco que tinha como hobby, a montaria em motocicleta, da qual faleceu. A sua mãe recebeu recursos do seguro e entregou ao padre Carlo para que fizesse alguma coisa que lembrasse o seu filho. A construção aconteceu em 1995.
Já a creche Dr. Osmaldo localizada no bairro Alda Martins foi construída em apenas 24 dias, leva também o nome de IDA BINCI, uma senhora bastante religiosa que ajudava  a paroquia de Castel Fidardo. Em sua missa de 7° dia os filhos industriais fizeram uma doação para a construção da referida em 1998.
Veículo de serviço do progetto queimadas
A escola especial Dr. Antonio Nonato Marques, localizada no bairro Alda Martins foi construída em 1999 e teve como homenageada a professora  TINA COLOSI da comunidade de Ósimo, a doação do recurso financeiro foi feita pelo seu esposo.
O padre Carlo Gabanelli também sentiu a necessidade de construir no bairro alto da jacobina, uma igreja  a fim de favorecer a comunidade  católica. A igreja São Tiago teve como patrocinador PIETRO CIMAROLI  dono de uma tipografia na cidade de Monte Pradone. Foi necessário a realização de uma sessão extraordinária pela Camara de Vereadores cujos vereadores votaram   em  favor da doação de parte da área do jardim já existente para a referida construção.
vista parcial da escola de artesanato
 Outras escolas e creches foram construídas a exemplo da escola  que leva o nome da professora Sônia Silva com recursos da paróquia SAN MARCOS de Ósimo no bairro alto da cerâmica também no bairro da Ponte nova. No distrito de Riacho da Onça a creche Valdete Badaró e Afonso Alocco, esse, pai de uma vereadora da cidade de Ósimo, esteve presente na inauguração. Nos povoados de Gregório e Fazenda de Cima, também existem creches  construídas pelo religioso em parceria com a prefeitura de Queimadas. Para o distrito de Espanta Gado,  foi também construída uma escola-creche com recursos do casal Picciola que fizeram doação de um seguro de acidente seguido de morte do seu filho que saíra de uma discoteca  na cidade de Castel Fidardo e fora atropelado por um veículo, na inauguração os doadores estiveram presentes.
Preparação do solo para plantio
Também o município de Itiúba fora contemplado com uma obra, mais precisamente na comunidade de Queimada Bonita, ali foi construída uma escola que levou o nome de Marcos Ré, nas mesmas condições de parceria. A creche que leva o nome da professora Ivanir Lantyer localiza-se em frente ao Challet, antigo casarão constrúido no inicio do seculo passado pela família Lantyer, próximo ao rio itapicuru e vizinho a praça da liberdade, também  homenageia Marcos Cecconi, um jovem que faleceu aos 22 anos de idade de acidente de bicicleta. No mesmo endereço foram construídas duas salas de aula, hoje alugada a prefeitura para funcionamento do Peti, onde leva o nome de Roberto Criminesi, que era um médico que acompanhava atletas  para as partidas de futebol. Em um acidente de carro aos 28 anos de idade partiu para a eternidade e seus pais fizeram uma doação do seguro de vida para lembrar o seu nome em algum lugar.
Casa de apoio ao padre Carlo
A sede da pastoral da criança  é também uma obra realizada pelo progetto queimadas, construído através de campanhas e funciona na forma de comodato.
A escola nossa senhora aparecida(2005) possui 04 salas de aula, esta localizada no povoado de queimada bonita e teve a parceria da prefeitura de Itiúba. Os recursos foram oriundos de campanhas  e doações realizadas na cidade de Osimo na Itália.
O povoado de Lagoinha em Queimadas também teve sua  fatia de beneficios, lá foram construídas 04 salas de aula na escola Antonio Pinheiro de Oliveira, cujo anexo leva o nome de Eurico Francinella. A doação dos recursos para a mão de obra, veio da Itália, de dois filhos do homenageado.
Pe. Carlo tratando de negócios
A associação dos artesãos da ANCONA ofereceu uma doação de recursos financeiros  para a construção de um salão de atividades  anexo a escola especial Dr. Antonio Nonato Marques que levou o nome de Cláudio Venanzi, um funcionário da referida associação.
A vila Marche-Itália é uma das 19 regiões da Itália, diferentemente do Brasil que existe os estados federativos, na Itália chama-se região. A vila é um condomínio fechado composto de  14 apartamentos para alugar e mais área de recreação. O dinheiro arrecadado dos alugueis serve para manter o progetto queimadas que emprega cerca de 12 pessoas e mesmo produzindo  frutas e verduras é insuficiente para custear as despesas com energia elétrica, água e manutenção de um modo geral.
Sala de atividades anexo a apae
Parte dos recursos foram adquiridos pelo presidente da cooperativa da construção civil da cidade de Pesaro que fica no norte da Itália.
O chalett citado anteriormente, faz parte do progetto queimadas, é um centro educacional que leva o nome de João Lantyer e tem o apoio educacional das irmãs beneditinas que prestam serviços relevantes em atividades diversas, a exemplo de culinária, musica(violão, percussão, sanforna e tclado), dança, teatro, corte e costura, horta, capoeira, futebol, handebol artesanato em geral e atende a cerca de 100 adolescentes de 09 a 15 anos de idade, além de reforço escolar em varias matérias. Nesta mesma área  encontra-se em funcionamento serviço de irrigação de hortaliças e engorda de carneiros com feno.
O chalett-área de recreação infantil
Na comunidade de Queimada Bonita, localizada no município de Itiúba, foi construída também uma casa de farinha  comunitária onde o progetto queimadas  entrou com as máquinas  e equipamentos. Do mesmo odo nas comunidades de Lagoa do alto, lagoa das moças, várzea comprida, todas em Queimadas. No vizinho município de Nordestina n esta sendo construída uma casa de farinha na comunidade de trindade, e em Caldeirãozinho e Lagoinha no município de Cansanção. Nestas últimas localidades os moradores entram com a mão de obra em forma de mutirão. Segundo o padre Carlo, 12% da produção é destinada ao progetto queimadas. Na maioria das obras não foi possível as fotografias das mesmas pelo curto espaço de tempo para catalogá-las, todavia o que se vê, é uma demostração de um trabalho desinteressado, voltado para o social. Nesta jornada de visita ao nosso município, o religioso está construindo uma quadra de esportes na comunidade de abobreira.